Megaconstruções - o aeroporto de Hong-Kong
Hong-Kong já foi considerada integrante dos Tigres Asiáticos, hoje, parte da China, ainda é uma das áreas mais dinâmicas do mundo. Sobre a matéria estudada e o documentário assistido, responda:
1) Descreva o processo de construção, objetivo e explique o porquê da rapidez na realização da obra.
2) Faça uma pequena linha do tempo que conte a posse do território nos últimos dois śeculos.
1) Descreva o processo de construção, objetivo e explique o porquê da rapidez na realização da obra.
2) Faça uma pequena linha do tempo que conte a posse do território nos últimos dois śeculos.

RESPOSTA 1
ResponderExcluirAeroporto Internacional de Hong Kong
Na década de 80, Hong Kong (China) já tinha superado a capacidade do seu pequeno aeroporto. Jatos comerciais colocavam em risco a vida de seus habitantes, a ineficiência ameaçava sufocar a artéria vital da cidade: o comércio. A cidade precisava urgentemente de um aeroporto internacional, mas não havia terreno para isto, visto que havia construções civis por toda parte. A solução deste problema deu origem a um dos mais complicados projetos de Engenharia Civil da história. Os construtores estimavam que o projeto levaria décadas para ficar pronto, mas eles tinham apenas sete anos para concebê-lo,pois havia acordos politicos que envolvia Hong Kong deixando de ser colônia britânica e retomando o status de território chinês. Além de se constituir num fato inédito de descolonização, por não se traduzir numa independência, o evento atrai principalmente a atenção por se tratar da reintegração de uma economia pujante e livre a um Estado burocrático e fechado.
Foi nesse contexto que surgiu a ideia da construção de um aeroporto no mar. Haveria então a exigência de uma nova ilha no mar do sul da China. Nela seria construída uma maciça infraestrutura de apoio capaz de receber os maiores jatos do mundo e o maior terminal de passageiros da Terra. Porém, esse aeroporto era apenas uma parte do projeto, pois eram necessários 35 km de estradas e túneis e um novo sistema ferroviário de alta velocidade, além da construção da mais longa ponte dupla suspensa do mundo, sobre os quais falaremos em posts futuros.
A construção dessa ilha artificial foi feita aproveitando os territórios já existentes de duas ilhas, Chek Lap Kok e Lam Chau, situadas a cerca de 26 km de Hong Kong. Elas perfazem cerca de 25% da área total do aeroporto. O problema era que nenhuma delas era plana e nem grande o suficiente. Montanhas foram destruídas e os entulhos (que somavam 200 milhões de toneladas) foram utilizados para unir as duas ilhas.
Após seis anos, as obras foram inauguradas a 26 de Julho de 1998. O Aeroporto Internacional de Hong Kong tem o maior terminal de passageiros do mundo e possui duas pistas principais paralelas, ambas com 3800 metros de extensão. O prédio, em forma de Y, ocupa uma área de 516.000m², distribuídos em oito pavimentos (três abaixo e cinco acima do solo) e 30.000m² destinados a lojas e bancos. Incluindo 38 pontes de acesso aos aviões, 27 pontos para estacionamento de aeronaves e um hall de bagagens do tamanho do Yankee Staduim (Nova York), por onde passam até 5.500 passageiros por hora. Ele entrou no Guinness Book como o mais caro projeto do gênero de todos os tempos, custando 20 bilhões de dólares.
RESPOSTA 2
1839-1842---Hong Kong tornou-se uma colônia do Império Britânico após a Primeira Guerra do Ópio
1860--- Originalmente confinada à Ilha de Hong Kong, as fronteiras da colônia foram estendidas em etapas para a Península de Kowloon
1898--- Em seguida, para os Novos Territórios
Até 1997--- Controle britânico
1997----China reassumiu a soberania da cidade.
Kássia,Vitoria,Tawane
ExcluirO processo de construção
ResponderExcluirNo inicio foram emendadas duas ilhas, e ao meio delas uma plataforma foi colocada sobre o mar, para dar inicio a essa super construção que atualmente é um mega aeroporto,eles tiveram que correr contra o tempo,porque só tinham sete anos pra fazer o serviço,pois entraria outro presidente no cargo.
Objetivo
Jatos comerciais colocavam em risco a vida de seus habitantes, a ineficiência ameaçava sufocar a artéria vital da cidade: o comércio. A cidade precisava urgentemente de um aeroporto internacional. Porém, esse aeroporto era apenas uma parte do projeto, pois eram necessários 35 km de estradas e túneis e um novo sistema ferroviário de alta velocidade, além da construção da mais longa ponte dupla suspensa do mundo.
Posse do território
A construção dessa ilha artificial foi feita aproveitando os territórios já existentes de duas ilhas, Chek Lap Kok e Lam Chau, situadas a cerca de 26 km de Hong Kong. Elas perfazem cerca de 25% da área total do aeroporto. O problema era que nenhuma delas era plana e nem grande o suficiente. Montanhas foram destruídas e os entulhos (que somavam 200 milhões de toneladas) foram utilizados para unir as duas ilhas.
Primeiramente, Hong Kong participava do território britânico,até terminarem o projeto que ocorreu em 1997.
Logo após o termino da obra, foi devolvida para China.
Processo da contrução
ResponderExcluirNa década de 80, Hong Kong (China) já tinha superado a capacidade do seu pequeno aeroporto. Jatos comerciais colocavam em risco a vida de seus habitantes, a ineficiência ameaçava sufocar a artéria vital da cidade: o comércio. A cidade precisava urgentemente de um aeroporto internacional, mas não havia terreno para isto, visto que havia construções civis por toda parte. A solução deste problema deu origem a um dos mais complicados projetos de Engenharia Civil da história. Os construtores estimavam que o projeto levaria décadas para ficar pronto, mas eles tinham apenas sete anos para concebê-lo.
Foi nesse contexto que surgiu a ideia da construção de um aeroporto no mar. Haveria então a exigência de uma nova ilha no mar do sul da China. Nela seria construída uma maciça infraestrutura de apoio capaz de receber os maiores jatos do mundo e o maior terminal de passageiros da Terra. Porém, esse aeroporto era apenas uma parte do projeto, pois eram necessários 35 km de estradas e túneis e um novo sistema ferroviário de alta velocidade, além da construção da mais longa ponte dupla suspensa do mundo
A construção dessa ilha artificial foi feita aproveitando os territórios já existentes de duas ilhas, Chek Lap Kok e Lam Chau, situadas a cerca de 26 km de Hong Kong. Elas perfazem cerca de 25% da área total do aeroporto. O problema era que nenhuma delas era plana e nem grande o suficiente. Montanhas foram destruídas e os entulhos foram utilizados para unir as duas ilhas.
Após seis anos, as obras foram inauguradas a 26 de Julho de 1998. O Aeroporto Internacional de Hong Kong tem o maior terminal de passageiros do mundo e possui duas pistas principais paralelas, ambas com 3800 metros de extensão. O prédio, em forma de Y, ocupa uma área de 516.000m², distribuídos em oito pavimentos (três abaixo e cinco acima do solo) e 30.000m² destinados a lojas e bancos. Incluindo 38 pontes de acesso aos aviões, 27 pontos para estacionamento de aeronaves e um hall de bagagens do tamanho do Yankee Staduim (Nova York), por onde passam até 5.500 passageiros por hora. Ele entrou no Guinness Book como o mais caro projeto do gênero de todos os tempos, custando 20 bilhões de dólares.
A rapidez ocorreu porque o próximo a entrar no cargo não iria aprovar a obra, para que a obra fosse concluida eles teve que termina ela antes do mandado acabar, que durava 7 anos, mais o segundo mandado chines concordou e cedeu tempo para acabar o aeroporto e deu mais 1 ano.
Linha do Tempo
1949 – É oficialmente fundada a República Popular da China – PRC.
1958 a 1960 – a China passa por reformas comunistas. A tentativa de industrializar o país por meio do “Grande Salto Adiante”.
1960 a 1966 – a China passa pelo período da ‘Grande fome’.
1966 – Criada a Revolução Cultural, campanha para livrar a China da “burguesia liberal”.
1976 – Morte de Mao Tsé Tung. Deng Xiaoping torna-se o novo líder chinês.
1980 – Deng Xiaoping cria as Zonas Econômicas Especiais, retrocede no processo de coletivização da produção agrícola e descentraliza a produção industrial.
1989 – Protesto na Praça da Paz Celestial. Deng Xiaoping inicia a passagem de poder a Jiang Zemin, que dá continuidade às reformas econômicas e enfrenta altas taxas de desemprego devido à desativação de companhias estatais. A economia do país, no entanto, cresce rapidamente.
1997 e 1999 – A China recebe de volta as colônias Britânica (Hong Kong) e Portuguesa (Macau), respectivamente, apesar de se manterem como Zonas Administrativas Especiais.
alunos: Jr. Magalhaes, Carlos Henrique
1)Aeroporto de Hong Kong
ResponderExcluirfilme aeroporto de Hong Kong nos descreve uma problemática enfrentada na cidade, com o processo de transformação, e, crescimento comercial que cidade passou no final década de 80, o aeroporto KaiTak já não atendia a demanda requisitada e ainda representava um perigo para cidade e seus moradores. A partir daí deu-se a necessidade da construção de um novo aeroporto, porém a cidade não possuíaterras para este grande projeto, além disso, a sua construção não poderia ultrapassar mais de 7, sendo que...
2)A ocupação humana de Hong Kong data do Paleolítico. A região foi inicialmente incorporada no Império Chinês, durante a Dinastia Qin, e serviu como porto nas dinastias Tang e Song. O primeiro visitante europeu de que há registo foi o português Jorge Álvares.[40][41] O contacto com o Reino Unido foi estabelecido após a Companhia Britânica das Índias Orientais ter estabelecido uma feitoria na cidade vizinha de Cantão. Durante a Guerra do Ópio (1839-1842), Hong-Kong foi ocupado pelo Reino Unido e em 1898 a China entregou o território por um prazo de 99 anos. A partir dessa data, a nova colónia britânica passou a ser um importante centro de comércio.
No processo que levou ao estabelecimento da República da China, em 1912, Hong-Kong serviu de refúgio político para muitos dos opositores ao antigo regime. Após 1912 o nacionalismo chinês afirmou-se hostil relativamente a potências externas. Entre 1925 e 1927 este regime proibiu o acesso de navios ingleses aos portos do Sul da China, facto que comprometeu seriamente o comércio de Hong-Kong.
A guerra sino-japonesa da década de 1930 levou a China a procurar apoio contra o Japão junto de países europeus como a Inglaterra, o que facilitou as até então difíceis condições de relacionamento entre ambos os países.
2)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrupo: Jamili, Cássia e Ester Edelvânia
Excluir1-
Foi nesse contexto que surgiu a ideia da construção de um aeroporto no mar. Haveria então a exigência de uma nova ilha no mar do sul da China. Nela seria construída uma maciça infraestrutura de apoio capaz de receber os maiores jatos do mundo e o maior terminal de passageiros da Terra. Porém, esse aeroporto era apenas uma parte do projeto, pois eram necessários 35 km de estradas e túneis e um novo sistema ferroviário de alta velocidade, além da construção da mais longa ponte dupla suspensa do mundo, sobre os quais falaremos em posts futuros.
A construção dessa ilha artificial foi feita aproveitando os territórios já existentes de duas ilhas, Chek Lap Kok e Lam Chau, situadas a cerca de 26 km de Hong Kong. Elas perfazem cerca de 25% da área total do aeroporto. O problema era que nenhuma delas era plana e nem grande o suficiente. Montanhas foram destruídas e os entulhos (que somavam 200 milhões de toneladas) foram utilizados para unir as duas ilhas.
Após seis anos, as obras foram inauguradas a 26 de Julho de 1998. O Aeroporto Internacional de Hong Kong tem o maior terminal de passageiros do mundo e possui duas pistas principais paralelas, ambas com 3800 metros de extensão. O prédio, em forma de Y, ocupa uma área de 516.000m², distribuídos em oito pavimentos (três abaixo e cinco acima do solo) e 30.000m² destinados a lojas e bancos. Incluindo 38 pontes de acesso aos aviões, 27 pontos para estacionamento de aeronaves e um hall de bagagens do tamanho do Yankee Staduim (Nova York), por onde passam até 5.500 passageiros por hora. Ele entrou no Guinness Book como o mais caro projeto do gênero de todos os tempos, custando 20 bilhões de dólares.
2-
- Entre 1945 e 1949, Chiang Kai-shek falha em derrotar os comunistas reorganizados sob a liderança de Mao Tse Tung. Em 1949, o Partido Comunista havia ocupado a maior parte do país. Os nacionalistas se refugiam na ilha de Taiwan.
Foto: Reprodução
Mao Tse Tung anuncia a fundação da República Popular da China, em 1949. (Foto: Reprodução)
- Sob Mao Tse Tung, a China passa por reformas comunistas. A tentativa de industrializar o país por meio do “Grande Salto Adiante”, programa desenvolvimentista adotado entre 1958 e 1960, faz milhões morrerem de fome.
- Enfraquecido pelo fracasso do Grande Salto Adiante, Mao lança em 1966 a Revolução Cultural, campanha para livrar a China da “burguesia liberal”.
- Mao Tse Tung morre em 1976. Há uma disputa pelo poder e Deng Xiaoping torna-se o novo líder chinês.
- Na década de 1980, Deng Xiaoping cria as Zonas Econômicas Especiais, retrocede no processo de coletivização da produção agrícola e descentraliza a produção industrial.
Foto: Reprodução
Deng Xiaoping (Foto: Reprodução)
- Em 1989, estudantes e trabalhadores protestam na Praça da Paz Celestial, em Pequim, por reformas democráticas e são duramente reprimidos.
- Após a repressão na Praça da Paz Celestial, Deng Xiaoping inicia a passagem de poder a Jiang Zemin.
- Jiang Zemin dá continuidade às reformas econômicas e enfrenta altas taxas de desemprego devido à desativação de companhias estatais. A economia do país, no entanto, cresce rapidamente.
- A China recebe de volta a colônia britânica de Hong Kong (1997) e a colônia portuguesa de Macau (1999).
- Em 2001, Pequim ganha o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2008.
- Hu Jintao assume o cargo de secretário-geral do Partido Comunista Chinês em 2002. No mesmo ano, começam a se multiplicar os casos de Sars, que levariam a uma crise na área da saúde em 2003.
- Em maio de 2008, um terremoto causa grande destruição na Província de Sichuan, matando cerca de 70 mil pessoas.